Cachorro Xitsu (Shih Tzu)

O cachorro xitsu ou shih tzu é um cão pequeno, robusto, com um tronco ligeiramente mais longo do que sua altura. A cabeça arredondada e larga , especialmente entre seus olhos. Possui um focinho quadrado e curto, mais ou menos uma polegada desde a ponta do nariz. O nariz é largo, com narinas bem abertas. Olhos grandes, redondos e escuros com as orelhas normalmente cobertas de cabelo. As pernas musculosas são retas e bem desossadas. Sua pelagem é densa e longa, fluindo sobre o cachorro. O cabelo acima dos olhos muitas vezes é amarrado em um topete. Sua pelagem normalmente apresenta as mais variadas cores e padrões.

História

cachorro xitsu

O cachorro xitsu é oriundo da China. Foram criados pela família real chinesa, por gerações estes cães tem sido aperfeiçoados geneticamente. O seu nome significa “Leão”, que sugere de forma apropriada a sua herança nobre e atitude destemida. A raça vem ganhando maior valorização a cada ano, sendo uma das raças mais comuns na Europa e América.

Aparência

Um pequeno cão com focinho curto e olhos grandes, profundos, escuros; com uma pelagem macio e longa. O cachorro xitsu não excede seus 26 centimetros, com um peso ideal entre 4 e 7 kilogramas. Orelhas pequenas e cobertas com seu pelo, a cauda peluda e fortemente enrolada atrás. Sua pelagem pode apresentar qualquer cor, embora uma faixa branca na testa e uma cauda com ponta também branca são usuais nesta raça. A raça shih tzu é ligeiramente mais longa do que alta.

A tradicional pelagem brilhante, longa e sedosa que atinge o chão requer escovação diária para evitar complicações. Muitas vezes, o cabelo é curto e bem simples de fazer sua manutenção, muitas vezes é necessário somente um “clipe” para cachorrinhos. Para shows de performance, deve ser deixada a pele em seu estado natural, entretanto, aparar ao redor dos pés e ânus é permitido. Os narizes do xitsu são limpados pelos seus proprietários com um lenço umido para limpar após a refeição. O xitsu pode ser treinado para beber água de garrafas. Os proprietários normalmente amarram fios de cabelo na cabeça do xitsu em um rabo de cavalo.

Temperamento

O xitsu é um cão alerta, bastante animado e pequeno. O cachorro xitsu é bastante leal e gentil, faz amigos facilmente e responde bem ao treinamento paciente e consistente. É um cão de guarda muito bom, corajoso e inteligente. Bastante lúdico, este cãozinho carinhoso gosto de estar com as pessoas e se dá geralmente bem com outros animais de estimação. Alguns podem ser um pouco difíceis de domesticar. O xitsu precisa de todas as pessoas, você precisa deixar claro quem é o líder, com as regras da casa bem estabelecidas. Proprietários que estão prestes a levar seus cães para treinamentos devem ser bastante cautelosos com seus ensinamentos.

A falta de treinamento pode levar a um grau diferente de problemas comportamentais, tais como morder, mas não limitado a ansiedade de separação e rosnar consistentemente. Eles podem desenvolver uma atitude teimosa e defender a sua posição como membro superior da matilha. Você pode observar, através de seus latidos obsessivos e assim tentar entender o quê eles querem. Esses comportamentos não são inerentes do xitsu, mas uma prática que, aliás, são causadas pelas pessoas ao seu redor. Dê a este cão regras e limites, o que se deve e não fazer. Seja um líder firme, estável e consistente. Levá-los para caminhadas diárias, gastando sua energia mental e física. Melhorar seu temperamento para melhor, E transformar esse cão em um ser doce, digno de confiança.

Saúde

Uma série de questões de saúde, algumas delas herdadas, foram encontrados no cachorro xitsu e estão listadas abaixo. Não existem dados sobre a proporção exata de cães com esses sintomas. O cachorro xitsu é braquicefálico e extremamente sensíveis a altas temperaturas. E muitas companhias aéreas não aceitam o embarque de cães quando as temperaturas excedem em qualquer ponto na rota planejada. Costumam beber muita água, às vezes é necessário monitorar seu cachorro xitsu, água pode entrar em seus narizes de e inibir a respiração. A área ao redor dos olhos deve ser verificada devido ao acúmulo de muco todos os dias. Fazer a limpeza com água mineral (ou água, sem cloro) ajuda a manter o muco de olho a um nível mínimo.

Tosagem

Estes pequenos cães precisam de um bom cuidado diário com escovas. Tente sempre cuidar de nós na pelagem, a regra é manter o cabelo fora dos olhos do cão. Alguns proprietários preferem aparar frequentemente para manter os cuidados mais fáceis. Lembre-se de manter limpa as passagens entre as orelhas e os olhos. O cachorro xitsu tem olhos sensíveis, que devem ser mantidos limpos. Há colírios especiais para se colocar neles, compre se necessário. Pergunte a seu veterinário o que usar no seu cão. Esta raça solta poucos pelos e são bons para quem sofre de alergia quando o cachorro é bem cuidado, fazendo o cachorro xitsu ideal para apartamentos.